Quando há a perda de um ente querido, temporariamente nos esquecemos de todas as burocracias que surgem com a situação. A herança é uma das consequências, seja ela testamentária ou hereditária, acarretando muitas vezes o desejo de venda de artigos herdados e que não mais interessam quem os recebeu.
Nesse contexto, você pode experienciar a situação de herdar joias de uma tia falecida, ou até mesmo de parentes mais próximos. Então, o desejo pela venda de herança pode surgir, sendo necessárias algumas ações de trâmite legal para que isso se concretize.
Por esse motivo, separamos algumas dicas sobre como lidar com esse processo, que pode ser um pouco demorado. Acompanhe para saber tudo sobre a venda de herança e como proceder nesses casos.
Joias de herança: como proceder?
As joias muitas vezes representam fortes símbolos emocionais, por isso são comuns nas heranças, sobretudo familiares. Essas peças normalmente mantêm seu preço original, ou não apresentam variações drásticas no preço ao longo dos anos.
Procurar um advogado
Procurar um bom advogado para cuidar dos trâmites legais da herança é o primeiro passo nesse processo. Além de desejável, essa orientação é imprescindível, uma vez que esse profissional é o mais adequado para tratar desse tipo de questão.
Como já foi dito anteriormente, existem dois tipos de herdeiros: os testamentários e os legítimos. Herdeiros testamentários são aqueles que constam no testamento do falecido, podendo não possuir relação familiar direta e próxima com a pessoa que deixou os bens. Pessoas que ocupam lugar nessa situação recebem cotas diferentes da herança, que é dividida entre os beneficiários.
Por outro lado, os herdeiros legítimos são o cônjuge e filhos do falecido, possuindo a herança dividida em cotas iguais.
Abrir inventário em cartório
Após encontrar um advogado, é necessário abrir um inventário em cartório para prosseguir com a venda de herança. O inventário é a descrição de tudo o que foi deixado e o que será destinado a cada um dos herdeiros, tal como o modo como os bens serão partilhados entre eles.
Depois de todo esse processo e o pagamento dos impostos, a herança é devidamente distribuída. Mas, vale a pena lembrar que esse não é um processo tão simples e ágil; há alguma burocracia por trás, o que pode atrasar bastante o recolhimento dos bens.
Levar a joia até avaliadores profissionais
Após todas as questões legais serem resolvidas, é hora de levar a joia para uma avaliação profissional. É importante enfatizar que não pode haver litígio entre os herdeiros a respeito da venda da joia. Todas as partes devem concordar com a ação para que isso possa ser concluído; em caso de persistência, é preciso levar a questão do desentendimento ao advogado novamente.
Com a documentação do inventário em mãos, basta você se dirigir a uma instituição de segurança. Para que, assim, profissionais adequados avaliem o valor de cada peça, definindo quanto você pode ganhar pela venda. Uma vez que for aceito o preço estipulado, o acordo é fechado e o processo pode, enfim, ser concluído.
Dessa forma, agora que você já sabe como funciona a venda de herança de joias, não se esqueça de confiar em um estabelecimento de segurança! Tenha certeza de que suas joias estarão em boas mãos, e com os melhores profissionais.
Aqui na região da Savassi, a Compro Ouro Savassi oferece as melhores condições para você, que deseja receber o melhor tratamento e o devido reconhecimento pelos seus bens valiosos. Assim, venha fazer uma avaliação sem compromisso e comprove a qualidade de nossos serviços!