As joias de ouro possuem um modo específico de fabricação, e disso você já deve saber. Mas, quanto às joias folheadas a ouro, tem alguma ideia de como se dá a sua produção? Curioso, né? A verdade é que o folheado é bem diferente do ouro puro, ainda que ambos aparentem ser muito parecidos. Na hora da fabricação, diversos fatores são levados em conta; o teor do ouro é apenas um deles.
Para saber como acontece de fato a produção de joias folheadas a ouro, acompanhe este post!
O que é uma joia folheada a ouro
A joia folheada a ouro é diferente da joia de ouro tradicional, porque não é fundida no metal maciço. Antes de receber o ouro, a peça é fundida em outra liga metálica, um metal não nobre; depois lixada e polida. Então, finalmente está pronta para receber as finas camadas de ouro que a torna folheada.
Para receber essa “folha” de ouro, o processo consiste em realizar uma compressão do material, que adere à joia e forma o folheado. Esse processo era muito utilizado antigamente, principalmente durante o Período Barroco, em que as Igrejas eram adornadas dessa maneira.
O folheado a ouro hoje no mercado
Diferente do banhado a ouro, em que há literalmente um banho de compostos para chegar ao resultado final, o folheado a ouro já está se tornando um procedimento mais antigo. Afinal, não é um processo tão simples assim realizar esse tipo de compressão, e o processo de banhar a ouro está se tornando mais comum dia após dia.
Porém, é inegável que uma joia folheada a ouro tem o seu valor, relativa boa durabilidade e aparência quase que idêntica ao ouro comum. Por isso, seu custo-benefício acaba compensando bastante no fim das contas.
Sendo assim, grande parte das joalherias aposta nas joias folheadas a ouro para compor suas vitrines. Não apenas o ouro, mas a prata também é um material com essa propriedade, e que costuma fazer sucesso entre os consumidores. Vale lembrar que os fabricantes aplicam o folheado com mais frequência em superfícies que não possuem tantos nivelamentos, pois a folha precisa aderir à joia.
Então, vale a pena investir?
As joias folheadas a ouro são a chave se você quer um acessório de baixo custo, aparência brilhosa e elegante. Apesar de não apresentarem uma durabilidade tão grande quanto as joias de ouro ou até mesmo as banhadas a ouro, podem compor o seu look no dia a dia de forma delicada e apropriada.
Falando em ouro, que tal saber mais sobre os principais tipos de correntes de ouro e conferir os modelos que existem no mercado? Te explicamos tudo sobre o assunto neste outro post.