Devido à pandemia do novo Coronavírus, as altas da cotação de ouro hoje sofrem algumas mudanças. Uma vez que dependem diretamente da influência econômica mundial, é importante compreender como certos fatores atuam na determinação do preço do ouro.
Hoje, vamos entender como a valorização do ouro acontece e por que investidores costumam apostar no metal em meio às crises econômicas mundiais como na que vivemos com a Covid-19.
O dólar e as Bolsas de Valores: relação com o ouro
Os principais influenciadores na cotação do ouro são a cotação do dólar no Brasil e o preço do grama do ouro em Bolsas de Valores, como a de Nova York.
Assim, a economia mundial é fator determinante para saber quanto custa o “preço do ouro”, que é mutável e costuma variar. Porém, muita gente não sabe que, quanto maior for o valor do dólar em território brasileiro, maior também a valorização do ouro. Isso porque são grandezas diretamente proporcionais; o ouro é um metal com alto potencial de valorização, e que costuma estar sempre em alta.
Esse tipo de alta acontece principalmente quando a economia mundial está instável e com brechas para a valorização do próprio dólar. Como é o caso do que enfrentamos hoje com a Covid-19.
A cotação do ouro hoje: um retrato da pandemia
Já te explicamos o porquê de o ouro ser tão valorizado por investidores ao redor do mundo, sobretudo em períodos de instabilidade econômica. E é justamente por esse motivo que a pandemia afetou, de fato, a cotação do ouro e a sua valorização atual.
Segundo dados da RFI (Rádio França Internacional), o ouro teve aumento de 17% a 18% desde o mês de Janeiro deste mesmo ano, 2020. Quando falamos da média anual do preço do metal nos últimos cinco anos, houve a expressiva valorização de 40%. O preço saltou de US$ 1.300 a onça para aproximadamente US$ 1.855, em moeda americana.
Entenda o porquê da valorização do ouro hoje
Na prática, isso significa que a oferta do ouro não acompanha sua demanda; está sempre em níveis mais baixos. Isso porque, em períodos de pandemia e instabilidade econômica, a demanda por liquidez sobe em níveis consideráveis. As pessoas querem segurança, encontrando como alternativa o descarte de bens que possam ser convertidos em dinheiro, como é o caso do ouro.
Assim, a demanda por liquidez, aliada à grande demanda do ouro, torna-o mais e mais valorizado, porém continua sendo um metal raro e de difícil acesso. Podemos então comparar a situação com a “lei da oferta e da procura”. Afinal, o ouro é um bem que exige tempo e dedicação para ser explorado.
A venda do ouro como alternativa às altas da cotação
Bom, agora você já sabe que o ouro está em uma das fases de supervalorização devido à crise do coronavírus. Então, vamos te ajudar a enxergar alguns benefícios derivados do ouro e seu potencial econômico.
Nem todo mundo quer investir no ouro e em Bolsas de Valores. Porém, há alternativas que ainda podem te ajudar a ganhar dinheiro com ouro.
É o caso da venda de ouro, processo livre de burocracias e que se torna cada vez mais procurado no mercado. Consiste na compra e venda do ouro, principalmente no formato de joias, em que o comprador e vendedor da joia entram em acordo sigiloso pelo preço justo do bem.
Falamos mais sobre isso em nosso outro artigo sobre como funciona a venda de ouro e como a venda do ouro te ajuda a ganhar dinheiro rápido; não deixe de ler na íntegra! Essa pode ser a solução para você, que precisa daquele dinheirinho extra, mas não sabe como consegui-lo de forma rápida e prática. Em meio a períodos de grande valorização do ouro, nossos preços são reajustados de acordo com o mercado!
Conclusão
A valorização do ouro está diretamente atrelada à situação econômica ao redor do globo. Hoje, isso se mostra cada vez mais evidente, visto que as pessoas procuram liquidez em moedas de grande circulação, com boa reputação e potencial internacional.
Assim, essas foram algumas conclusões sobre as altas da cotação do ouro hoje e como vender ouro pode te ajudar a tirar algum proveito deste momento, financeiramente. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este. Leia mais também sobre X causas da falta de dinheiro e como evitar, mantendo a sua saúde financeira.