Organizar a sua vida financeira pode ser um desafio, e talvez você já tenha tentado fazer isso diversas vezes, sem sucesso. A verdade é que não há fórmula secreta para tal. Porém, se você deseja controlar os seus gastos e aprender a economizar, algumas dicas são infalíveis e podem te ajudar a alcançar seu objetivo.

Confira abaixo algumas dessas dicas. Caso você as siga, com certeza conseguirá organizar sua vida financeira em um piscar de olhos!

1. Anote seus gastos diários

O primeiro passo para controlar seu dinheiro é anotar tudo o que você gasta. Não importa se for em planilha digital ou em um bloco de notas; basta anotar todo o seu consumo durante o mês, pois essa etapa é essencial. 

Por meio deste hábito, você poderá controlar com mais afinco o seu próprio dinheiro, sabendo exatamente quanto irá sobrar ao fim do mês e a quantia que deve ser direcionada a suas dívidas, por exemplo. Portanto, sempre que for gastar o seu dinheiro, crie o costume de ter seus gastos registrados em algum lugar.

Nesse processo, não se esqueça de registrar gastos básicos, que parecem inofensivos. Alguns exemplos disso são aquela compra na sua padaria preferida ou no supermercado. Afinal, são nesses casos que o dinheiro vai embora sem que ao menos notemos. 

2. Acompanhe e quite suas dívidas

Para quem deseja realmente controlar sua vida financeira, essa aqui é uma das dicas mais importantes. Para começar, siga nossa dica anterior de anotar todas as suas dívidas, sejam elas de pequeno ou grande porte. 

Assim, quando você tiver o dinheiro em mãos, saiba priorizar! Se estiver devendo para um amigo, por exemplo, faça questão de pagá-lo. Isso serve também para compras de grande porte, em que você precisa quitar parcelas do cartão de crédito. 

Então, sempre se pergunte o que mais importa no momento, e faça uma lista elencando cada um dos fatores e motivos para as suas prioridades. 

3. Não exagere nos gastos supérfluos

Para ter certeza de que uma compra é realmente necessária, pergunte-se se ela realmente será útil a longo prazo. Quem nunca foi ao shopping dizendo precisar de uma roupa nova e depois utilizou-a apenas uma vez? O consumismo é um defeito do ser humano, mas é preciso saber ponderá-lo, e muito. Afinal, para organizar a sua vida financeira é necessário ter controle sobre suas próprias vontades, que podem te prejudicar. 

4. Pague mais à vista

Um truque muito bom para controlar as finanças do mês é tentar diminuir o uso dos cartões de crédito. Muitas vezes a tentação de comprar acaba nos convencendo de que precisamos de determinado produto, quando na verdade é apenas uma vontade passageira. Ao utilizar dinheiro vivo, isso muda um pouco de figura. 

A partir do momento em que vemos o dinheiro “indo embora”, tendemos a refletir mais sobre a decisão da compra; isso é exatamente o que pode te ajudar a economizar em momentos desnecessários. 

Por conta disso, adote o hábito de levar dinheiro contado para os lugares, até mesmo para compras de grande porte. Apesar de difícil, essa dica faz com que apenas compremos o necessário e guardemos um dinheiro que seria gasto impulsivamente.

5. Acompanhe promoções

Promoções também são muito bem-vindas na hora de economizar! Ficar atenta às redes sociais de suas lojas preferidas e ser mais exigente com preços e qualidade pode ser muito benéfico para o seu bolso, pois você estará investindo em algo que você quer muito. 

O segredo é saber esperar e não agir por impulso na hora das compras. Imagine que você comprou um produto por 100 reais e, no dia seguinte, ele apareça por 70 na liquidação de outra loja! É uma situação frustrante, não é mesmo?

É por esse motivo que devemos estar sempre informados e “garimpar” bastante antes de uma compra. Portanto, saber procurar e avaliar preços de um produto é essencial, assim como saber a hora certa para investir e recuar.

6. Possua uma reserva financeira

Por último, mas não menos importante, vem a necessidade de criar uma reserva financeira. Todo mundo conhece a importância de se ter dinheiro guardado para emergências ou planos futuros. Mas, na prática, ter aquele dinheiro extra na conta e não gastá-lo é bem mais tentador. 

Por isso, por meio da criação de uma reserva financeira, você não terá acesso direto à sua renda, o que te fará economizar e guardar para o que realmente importa. Você pode fazer isso, por exemplo, com a abertura de uma conta poupança, pois é uma forma segura e prática de administração. Desse modo, quando surgir algum imprevisto, você não passará apertos financeiros.

7) Desapegue!

Pode parecer clichê, mas desapegar de bens materiais é um dos meios pelos quais você pode organizar sua vida financeira. Aproveite aquele fim de semana ocioso para organizar sua casa e, talvez, doar roupas antigas que você não usa mais.

Outra dica é apostar na venda de peças que você não queira mais, como joias. A venda de ouro já é algo bastante valorizado, sendo uma prática tradicional e segura para você, que deseja fazer dinheiro rápido.

Aqui na Compro Ouro Savassi, por exemplo, trabalhamos com a compra e venda de ouro usado há mais de duas décadas. Estamos localizados na região da Savassi e prestamos o melhor serviço de BH, com segurança e sigilo. 

Para saber mais, entre em nosso site e confira as condições!

Posts Relacionados

Se você gostou de ler isto, explore nossos outros artigos abaixo:

Voltar para os artigos