É comum que o ouro seja visto como um material rebuscado. Por conta disso, muitas pessoas pecam nos cuidados que esse tipo de joia exige. Apesar da qualidade e longa duração que ele possui, é essencial saber como limpar ouro, já que os desgastes do tempo ou maus cuidados podem fazer com que a sujeira se acumule. Por isso, é interessante saber como limpar ouro em casa.

Então, acompanhe abaixo e veja algumas técnicas para limpar ouro em casa sem danificar a joia, e opte pela melhor para você e seu dia a dia.

Solução de detergente 

Um dos truques mais comuns para limpar ouro em casa é utilizar detergente neutro e um pouco de água morna. Assim, veja o passo a passo:

1. Goteje o produto líquido em um recipiente com água e coloque as joias de ouro na solução, de modo que fiquem submersas.

2. Aguarde pouco menos de 1 minuto e retire-as, esfregando suavemente com uma escova de cerdas macias.

3. Logo após, enxague em água corrente morna, e em seguida seque com um pano macio.

Amônia

É importante ressaltar que a amônia é uma substância altamente inflamável. Por isso, se você optar por utilizar esse material para limpar ouro em casa, é necessário extremo cuidado na hora do manuseio.

1. Para isso, deposite em um recipiente 1 parte de amônia para 6 de água.

2. Mergulhe as joias desejadas por não mais que 1 minuto, e enxague com água corrente.

3. Prontinho! Agora basta secar com um pano macio e a sua peça de ouro estará bem mais limpa do que no início do procedimento.

Pasta de dente

A mistura de pasta de dente com água também se mostra bastante eficaz na hora de limpar ouro em casa. Mas, saiba desde o início que esses compostos químicos podem danificar o ouro, caso algo ocorra durante o processo.

1. Coloque aproximadamente 2 cm de creme dental em um recipiente e adicione 2 colheres de sopa de água, a fim de obter uma mistura pastosa.

2. Depois, esfregue essa mistura com uma escova de dentes de cerdas macias por toda a joia.

3. Retire a pasta com água corrente limpa.

Água fervente

Mergulhar ouro em água fervendo raramente trará algum problema para sua joia. Porém, é preciso saber quando essa tática se torna inadequada, uma vez que joias compostas por materiais diferentes podem ser danificadas. Alguns exemplos são opalas, pérolas, coral e pedras preciosas.

Para limpar ouro em casa com água fervente, alguns passos muito simples precisam ser seguidos.

1. A princípio, ferva a água em um recipiente, apenas com a quantidade necessária para submergir as peças.

2. Após o início da fervura, despeje a água sobre suas joias e espere esfriar.

3. Agora, basta secá-las cuidadosamente com um pano apropriado e macio, e constatar a diferença!

Joias de ouro com pedras

Joias de ouro com pedras não podem ficar de molho, então isso é uma limitação que deve ser observada antes do procedimento. 

1. O primeiro passo é esfregar a superfície com detergente e pano macio.

2. Remova o excesso de sabão com um pano úmido. Depois, basta deixar secando.

Dessa maneira, esse é um método menos abrasivo de limpar ouro em casa, que não irá danificar as suas joias ainda que elas contenham outros materiais valiosos em sua composição.

Enfim, esperamos que você encontre neste post a melhor maneira para limpar a sua joia em casa. E, tudo isso, sem prejudicar os componentes e materiais que compõem o seu bem valioso. Confira também como identificar se o seu ouro é verdadeiro e, qualquer dúvida, deixe para nós aqui nos comentários!

Posts Relacionados

Se você gostou de ler isto, explore nossos outros artigos abaixo:

Voltar para os artigos