As pedras preciosas são minerais que, quando polidos ou lapidados, podem ser colecionados ou transformados em artigos de joalheria. No Brasil, há diversos tipos de pedras preciosas que se transformam em belas joias, e que são o sonho de consumo de muitas pessoas. 

Por isso, vamos te mostrar algumas das principais pedras preciosas no Brasil, além da diferença entre elas, para que você confira e saiba diferenciá-las. Ficou curioso? Vem com a gente!

Pedras preciosas brasileiras

Que o Brasil é um país riquíssimo em diversidade você provavelmente já sabe. Isso se aplica às pessoas, fauna, flora e também às pedras preciosas que existem em nosso território. Nesse sentido, hoje o nosso país está em 5º lugar no ranking de produção de diamante bruto segundo pesquisa do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). 

Por conta de sua localização geográfica ser repleta de rochas antigas, o Brasil é um país que produz 90 tipos de pedras preciosas (ou gemas) diferentes. Porém, há aquelas pedras que são as queridinhas para a fabricação dos adornos que tanto amamos: as joias! Seja por conta de sua beleza, durabilidade ou raridade, muitas pessoas buscam pela posse desse tipo de material.

Confira abaixo algumas das gemas mais comuns que são extraídas aqui no Brasil!

1) Ametista

ametista

Composição e origem

A ametista é uma das pedras que mais encanta, talvez pela sua chamativa tonalidade de roxo; ela é uma variedade de quartzo transparente a semitransparente.

Acredita-se que o nome ametista venha da Grécia Antiga, onde a pedra já existia e seu uso era comum. Vinda do grego a, “não” e methuskein, “intoxicar”, os gregos acreditavam que a ametista protegia seu dono contra a embriaguez.

A tonalidade da ametista, que varia entre tons de roxo, se deve ao material Fe2+ em sua composição. Porém, quando exposta ao sol por longo tempo, a pedra pode perder sua coloração, chegando a tons de amarelo pela oxidação que transforma Fe2+ em Fe3+.

Onde é encontrada?

Essa pedra é encontrada em maior parte no sul de nosso país, tornando o Brasil o maior produtor desse tipo de gema, que é encontrada em maior parte no sul (com maior intensidade no Rio Grande do Sul). 

A ametista pode ser encontrada de duas formas: em rochas ígneas (resultantes do resfriamento de magma de vulcões) ou como o revestimento interno de ágatas ocas. Além do Brasil, países como Rússia, Índia, Estados Unidos e Uruguai também são famosos pela ocorrência desse material.

2) Água-marinha

água marinha

Composição e origem

A água-marinha é uma variação do berilo, outro material precioso que dá origem a diversos tipos de pedra. Seu nome vem do latim aqua marina, que significa água do mar, e sua cor varia entre tons de azul, podendo também variar consideravelmente em seu tamanho.

Os cristais desse tipo de gema possuem base hexagonal, e são prismáticos. Então, sua composição é basicamente o ferro, que em contato com a luz do sol adquire a coloração azul esverdeada. 

Sendo considerada a pedra mais típica do Brasil, a água-marinha é encontrada geralmente em grandes proporções, podendo atingir até mais de 100 kg. Por isso, costumamos dizer que seu tamanho pode variar bastante. Em relação à sua cor, quanto mais escuro o azul, mais valiosa essa pedra se torna.

Onde é encontrada?

O Brasil é um dos países em que a pedra água-marinha é mais encontrada. O estado que mais concentra sua exploração é Minas Gerais, mas também está presente no Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Ceará, entre outros. Alguns outros países que se dedicam à sua extração são Índia, China e Estados Unidos.

3) Esmeralda

esmeralda

Composição e origem

A esmeralda, assim como a água-marinha, está na família do metal berilo, sendo a mais nobre entre o grupo. Seu preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, sabia?

Os primeiros indícios da existência da esmeralda remetem ao Egito Antigo, mas foi considerada rara até a época do renascimento. Sendo considerada pelos gregos antigos “a deusa de todas as pedras”, sua cor varia do verde médio ao escuro. 

Hoje, a esmeralda é representada como a pedra do mês de Maio, e é a primeira opção de muitas pessoas para anéis de noivado ou de formatura. Pode ser considerada transparente ou opaca, porém apenas as variedades mais preciosas têm aspecto transparente.

Onde é encontrada?

A esmeralda é encontrada principalmente em território colombiano, mas também está presente em jazidas de outros países, como Zâmbia, Zimbábue e Tanzânia. No Brasil, a pedra é encontrada sobretudo nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. 

4) Citrino

citrino

Composição e origem

O citrino é outra variedade de quartzo. Possui cor amarela, podendo variar até um alaranjado ou avermelhado, no mais raro dos casos. Ele tem essa cor devido à sua composição, de manganês e titânio, aliado às altas temperaturas e grandes pressões.

Além de ser encontrada em sua forma natural, essa pedra pode também se originar a partir da ametista, por meio do aquecimento. O citrino é formado de óxido de silício (SiO2), e seu nome é originado do latim citricus, assim explicando sua cor amarelo-limão. 

Uma curiosidade é que essa pedra remete aos 7 anos de união de um casal, sendo presenteada muitas vezes para esse fim.

Onde é encontrado?

No Brasil, o citrino é encontrado principalmente no sul brasileiro, de forma mais frequente no Rio Grande do Sul. Também é encontrado em outros países, como Estados Unidos, Espanha, Rússia e França.

5) Topázio imperial

topázio imperial

Composição e origem

O significado do nome topázio tem origem grega topazos, “buscar”, que era uma ilha difícil de encontrar no Mar Vermelho. A cor do topázio varia do amarelo ao vermelho, podendo em alguns casos também adquirir nuances de rosa e lilás.

Sendo composto por flúor e alumínio, os cristais do topázio são em sua maioria prismáticos, apresentam brilho vítreo, variando de transparente a translúcido. Assim, o principal produtor mundial do topázio é o Brasil, e em Ouro Preto (Minas Gerais), há a extração exclusiva do topázio imperial, que é uma variação bem valiosa desse tipo de pedra.

Onde é encontrado?

O topázio é encontrado no Brasil, sobretudo no estado de Minas Gerais. Além disso, também é encontrado em países como a Rússia, Irlanda, Japão e Sri Lanka. 

6) Turmalina paraíba

turmalina paraíba

Composição e origem

A turmalina paraíba é uma pedra preciosa raríssima, sendo a variedade mais cara e rara de todas. Foi descoberta na região metropolitana de Patos, na Paraíba, e desde então tornou-se um alvo para muitas marcas famosas internacionais, como Dior e Tiffany.

Essa pedra preciosa pode ser encontrada em diversas cores, sendo que a tonalidade de azul claro é uma das mais cobiçadas. Dessa forma, por ser extraída em meio a condições arriscadas e ter sido descoberta apenas nos anos 80, ela pode ser considerada hoje uma das mais raras do mundo. 

Onde é encontrada?

Um fato impressionante é que a turmalina paraíba é encontrada em somente 4 localidades ao redor do mundo inteiro! No Brasil, além do estado da Paraíba, a pedra existe no Rio Grande do Norte. Os outros locais que abrigam essa raridade estão na África, nos países Moçambique e Nigéria.

Essas foram algumas das inúmeras pedras preciosas encontradas no Brasil, que é tão diversificado e abriga inúmeras belezas naturais.

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe também o nosso trabalho no site da Compro Ouro Savassi e fique atenta a nossas novidades. Aproveite também para conhecer mais sobre o preço do ouro e como ele é determinado. Até a próxima!

Posts Relacionados

Se você gostou de ler isto, explore nossos outros artigos abaixo:

Voltar para os artigos